Um decreto sancionado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) e publicado na edição desta sexta-feira (12) do Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro determina a continuidade do uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados e nos transportes públicos.
A medida acontece após uma transmissão pela internet durante a semana, quando Paes afirmou acreditar que a cidade deverá atingir a terceira fase de imunização ainda neste fim de semana.
"Acredito que até o fim desta semana, até sábado (13), a gente deva atingir a meta da terceira fase do comitê cientifico, em que se alcança 75% da população total vacinada. Estamos em 70% de imunização com duas doses," afirmou Paes.
De acordo com o Painel Covid da Prefeitura do Rio, no começo da manhã desta sexta, a cidade contava com 72,9% da população total com a segunda dose ou a dose única da vacina contra a doença, totalizando quase cinco milhões de pessoas.
Ao atingir essa meta, o uso de máscara poderia deixar de ser obrigatório em locais fechados. No entanto, o prefeito já tinha afirmado que estudava não tomar a medida e manter o uso obrigatório em locais fechados por mais tempo.
"Tem uma serie de gatilhos previstos pelo Comitê Científico. Entre elas, o fim da obrigação de utilização de máscaras em locais fechados. Eu ainda não sei se vou acompanhar o comitê cientifico. Apesar do comitê estar mandando, provavelmente a gente vai permanecer com a obrigatoriedade de utilização de máscara em espaço fechado".
Máscaras liberadas em áreas abertas
No dia 28 de outubro, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro publicou uma resolução que regulamentou a lei que permitiu a liberação do uso de máscaras em locais abertos na capital.
Assim, deixou de ser obrigatório usar máscara em áreas abertas nas cidades que se enquadrarem em duas condições: estar sob risco moderado, baixo ou muito baixo para Covid, de acordo com o mapa epidemiológico da semana; ter concluído a vacinação em 75% do público-alvo (indivíduos com 12 anos ou mais) e/ou 65% da população total.
O município do Rio de Janeiro se enquadra nas duas condições e permitiu a liberação do uso máscaras em áreas abertas e sem aglomeração.