Por que você deve fugir de teste rápido após vacina contra Covid-19?
- 1. Testes rápidos de anticorpos foram elaborados contra infecção viral (e não vacina)
Algumas pessoas, após tomar a vacina, correm para fazer teste rápido, mas isso não deveria acontecer
- 1. Testes rápidos de anticorpos foram elaborados contra infecção viral (e não vacina)
O virologista Flávio da Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Virologia (SBV) e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), explica que, primeiro, devemos lembrar que esses testes não foram desenvolvidos com a finalidade de checar como o corpo reagiu a vacinas.
"Esses testes foram todos construídos e testados contra infecções virais. Nenhum teste foi desenvolvido contra a vacina. Então há variações na resposta imune que os testes podem não pegar", resume o pesquisador, que integra o Comitê Permanente de Enfrentamento do Novo Coronavírus da UFMG.
Testes sorológicos, segundo os especialistas, têm papel importante do ponto de vista coletivo - quando são feitos em muitas pessoas em uma determinada comunidade, ajudam a responder sobre a circulação do vírus naquele ambiente.
"O teste sorológico é importante para ver quanto o vírus já circulou. Por exemplo, eu faço em Manaus, após a detecção da P1, e aí vejo, entre assintomáticos, quem já tem a sorologia positiva", explica Silvia Costa.