Piauí leva em média 16,7 dias para aplicar vacina da Covid-19

Dados mostram que municípios demoram 16,7 dias para aplicar vacina no Piauí; média nacional é de 17,8

Vacina contra Covid-19 aplicada em idosa no Piauí | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os municípios do Piauí levam em média 16,7 dias para aplicar as doses da vacina contra a Covid-19 entregues pelo Governo do Estado e o Ministério da Saúde. A média nacional é de 17,8. O levantamento tem por base dados do LacalizaSus e Covid19BR e foi divulgado pelo site Poder 360.

Os dados foram coletados entre 1º de março e 15 de abril de 2021. Bahia é o estado mais rápido na aplicação, ainda assim as vacinas demoram 12,2 dias para serem usadas. A maior lentidão é verificada em Roraima, com mais de 45 dias. Até o dia 15 de abril, o estado não tinha aplicado todas as doses recebidas no dia 1º de março. A média no Amazonas é de 43,5 dias - o estado recebeu doses extras no início da campanha diante do colapso no sistema de saúde em Manaus.

67% APLICADO - O levantamento mostra ainda que das doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas pelo Piauí no período, um total de 67% foram aplicadas. No país, a média é de 70%. O maior percentual foi registrado no Mato Grosso do Sul com 89% e o menor no Rio de Janeiro com 51%.

Em alguns casos a aplicação pode ser feita de forma mais rápida do que os números divulgados tendo em vista a demora das cidades em registrar a aplicação.

Os Estados também afirmam que nas primeiras entregas de doses, era necessário reservar parte das doses para que fossem usadas só na 2ª aplicação de quem já havia recebido a 1ª. O Ministério da Saúde liberou o uso de todas as doses em 21 de março de 2021.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES