O Piauí ficou em primeiro lugar com 46,05%, no índice de isolamento social em todo o Brasil neste fim de semana. De acordo com dados da Secretaria de Saúde (Sesapi), as boas taxas de isolamento têm feito cair a transmissibilidade do vírus no Piauí. Teresina também foi a capital do país que registrou maior índice de isolamento social no sábado (18) quando 49,0% da população permaneceu em casa. Os dados são da startup Inloco, que monitora a localização de usuários de smartphones quando eles se conectam à internet.
Leia Mais: Piauí atinge 1.118 mortes e chega a quase 40 mil casos de Covid-19
Vale destacar que o prefeito Firmino Filho (PSDB), assinou decreto que determina isolamento social mais rígido em todos os finais de semana de julho em Teresina. No documento, a Prefeitura Municipal da capital confirma medidas rigorosas para conter o avanço do novo coronavírus. Com isso, postos de combustíveis e supermercados não poderão funcionar nos sábados e domingos, dias 11, 12, 18, 19, 25 e 26, deste mês.
A Prefeitura vem adotando medidas mais rígidas de isolamento social durante os finais de semana do mês de julho para preparar a cidade para o retorno gradual das atividades econômicas. “Tudo que estamos fazendo é no sentido de melhorar nossos índices e reduzir a disseminação do vírus, pois esse é um dos critérios para avançarmos nessa retomada”, disse.
A segunda etapa da fase 1 da retomada da economia iniciou nesta segunda-feira (20) com a volta das atividades ligadas aos setores de concessionárias, vendas de peças e automotivo, utilizando o sistema de delivery ou drive-thru. A duração de cada fase do plano de retorno dependerá do cenário da Covid-19 na cidade.