O diretor geral do Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela, o médico infectologista José Noronha, divulgou um vídeo em suas redes sociais repercutindo o fato do Piauí permanecer como o único estado do Brasil que registrou alta na média móvel de mortes por Covid-19, de acordo com o Consórcio de Imprensa, que colhe dados com as secretarias estaduais de saúde.
Leia Mais: Piauí tem 2.261 mortes e ultrapassa 104 mil casos de coronavírus
A média móvel de mortes nacional foi de 590, representando uma redução de 14%, do que o registrado há 14 dias. Enquanto isso, no Piauí, houve alta de 32%. No boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), na noite de quarta-feira (14), informou 12 óbitos registrados dentro de 24 horas no estado. Ao todo, já são 2.261 mortes pela Covid-19. Os casos confirmados somam 104.329, em todos os municípios piauienses.
"O Piauí surpreendeu como único estado da Federação com aumento no número de óbitos, temos pedido diariamente para que a população mantenha os cuidados com relação a higiene respiratória e ao distaciamento espacial. Eu peço a você piauiense: nos ajude a combater a Covid! A pandemia não acabou, a Covid não passou, nós não estamos protegidos e não estamos a salvo. Para que nós estejamos voltando ao novo normal, nós precisamos, obrigatoriamente, atender a todas exigências da Vigilância Sanitária e permanecer com a higiene respiratória e o distaciamento espacial. Muito cuidado com qualquer tipo de aglomeração e reunião, lembre-se de manter distância de 2 metros das outras pessoas, lembre-se sempre de utilizar máscara e sempre de higienizar as mãos. É dessa forma que vamos combater a Covid-19", alerta o diretor do hospital Natan Portela, que é uma das unidades de referência no atendimento a pacientes com coronavírus no Piauí.