Coronavírus: Pesquisa Amostragem estima 17,1 mil infectados no Piauí

Batista Teles revela que a pesquisa evidencia uma situação complicada no Piauí

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Uma nova rodada da pesquisa sorológica feita pelo Instituto Amostragem foi divulgada na segunda-feira, 11 de maio, em coletiva de imprensa que contou com a presença do diretor João Batista Teles; do governador Wellington Dias (PT) e de membros da Secretaria de Saúde. Na ocasião, Batista Teles destacou que o levantamento aponta para 17.148 contaminados.

“Estamos estimando 17.148 contaminados; 4,5 vezes acima do que foi encontrado; encontramos na pesquisa 25 domicílios com casos positivos, 40 pessoas infectadas, isto deu uma relação de quase duas pessoas infectadas por domicílio”, disse.

Realizada entre os dias 06 e 09 de maio, a pesquisa encontrou casos positivos do novo coronavírus em 14 municípios piauienses. Sendo que em todas as residências, o contaminado transmitiu a doença para mais membros, o que acende o alerta para a transmissão dentro de casa.

“Nestes 25 domicílios distribuídos em 14 municípios com casos positivos, deu 3.3 residentes para cada positivo no Piauí. Concluímos desta leva, a importância do Piauí se conscientizar sobre o isolamento”, afirmou.

Batista Teles revela que a pesquisa evidencia uma situação complicada no Piauí e caso os índices de contágio continuem em um patamar elevado, é questão de tempo para o Estado ter um déficit de leitos de terapia intensiva. “Vamos chegar daqui a 15/20 dias do sistema estar em colapso, uma possibilidade muito grande. Temos que ter essa dimensão do problema para que as pessoas tenham consciência do isolamento social e só saiam quando estritamente necessário, não pode relaxar desta situação. A pesquisa revelou uma situação dramática, eu sei que a economia precisa andar, mas do jeito que está indo, a evolução que estamos encontrando nesta pesquisa é extremamente preocupante”, comentou.

Divulgação

Diante do cenário apontado na pesquisa, o diretor do Instituto Amostragem voltou a defender o isolamento social como estratégia para conter a pandemia, assim como barreiras sanitárias nas fronteiras.

“Esta medida de barreiras é muito importante de contermos infecção; houve então sim casos positivos de pessoas que diziam que estavam fazendo isolamento social, mas saíam quando necessário”, destacou.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES