País passa a exigir no sábado quarentena de viajantes não vacinados

Para entrar no país por terra, passaporte de vacina só será necessário para quem não tiver feito teste de Covid

País passa a exigir no sábado quarentena de viajantes não vacinados | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A partir de sábado (11), os viajantes que entrarem no Brasil por via aérea precisarão apresentar teste negativo para a Covid e comprovante de vacinação. Quem não estiver imunizado precisará fazer quarentena de 5 dias na cidade de destino.

As regras foram publicadas na edição desta quinta-feira (9) do "Diário Oficial da União (DOU)" em portaria que "dispõe sobre restrições, medidas e requisitos excepcionais e temporários para entrada no País, em decorrência dos riscos de contaminação e disseminação do coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19)".

As regras foram publicadas na edição desta quinta-feira (9) do "Diário Oficial da União (DOU)" - Imagem: Reprodução

Segundo informações do Portal g1, as medidas valerão para brasileiros e estrangeiros que chegarem ao Brasil por via aérea. Para viajantes que entrarem por terra, o comprovante de vacinação só é exigido para aqueles que não tiverem feito teste de antes da viagem. A regra não se aplica para viajantes que vêm do Paraguai, moradores de cidades-gêmeas, em situação de vulnerabilidade para ações humanitárias ou por crise humanitária. Transportadores de carga também não estão sujeitos a essa regra.

Reabertura das fronteiras

Segundo anúncio feito pelo governo na terça-feira (7), a ideia é promover uma "reabertura das fronteiras" em razão dos índices atuais de vacinação da população brasileira.

Na ocasião, os pronunciamentos dos ministros, Ciro Nogueira (Casa Civil) e Marcelo Queiroga (Saúde) foram marcados por fortes críticas às recomendações de um "passaporte da vacina" e de maior rigidez na exigência da vacinação.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES