A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que "não se utilize a ivermectina" para pacientes que testaram positivo para a Covid-19, exceto em ensaios clínicos, segundo comunicado divulgado na quarta-feira (31).
Mesmo sendo usada e amplamente divulgada nas redes sociais, dados de estudos clínicos para medir a eficácia da ivermectina contra a Covid-19 não produziram resultados conclusivos, diz o grupo de especialistas das OMS.
ENSAIOS CLÍNICOS
— Nossa recomendação é não usar ivermectina para pacientes com Covid-19, independentemente do nível de gravidade ou duração dos sintomas — disse Janet Díaz, chefe da equipe de resposta clínica à Covid-19 da agência da ONU, em uma entrevista coletiva.
Ele ressaltou que a única exceção a esta recomendação, com base no estado atual da pesquisa, é para os ensaios clínicos.
MÉDICOS BRASILEIROS
No Brasil, um grupo de associações médicas divulgou uma nota, na semana passada, defendendo que medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19, como a ivermectina e a cloroquina, sejam ''banidas''. Os remédios citados são defendidos pelo presidente Jair Bolsonaro.