Nova projeção do Ministério da Saúde reduz doses para junho

O volume de doses previsto para este mês já havia sofrido uma redução de 16%, em comparação com a projeção do dia 19 de maio.

Projeção de vacinas para junho é menor segundo Ministério da Saúde | reprodução internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Divulgada nesta quarta-feira, 2, pelo Ministério da Saúde uma nova projeção de entrega de vacinas contra a Covid-19.

No documento, para o mês que está começando são esperadas 39,8 milhões de doses. A quantidade representa 11% menos do que o cronograma divulgado na semana passada. A estimava era de 43,8 milhões de vacinas para o mesmo período.

O volume de doses previsto para este mês já havia sofrido uma redução de 16%, em comparação com a projeção do dia 19 de maio.

Segundo informações, os desfalques ocorreram na produção da Fiocruz, responsável pela fabricação e distribuição da vacina de Oxford-AstraZeneca, e do Instituto Butantan. Na semana passada, estavam previstas 20,9 milhões de doses da vacina da Fiocruz.

Com projeção menor, Ministério da Saúde fala sobre vacinas para junho/reprodução internet

Nesta quarta-feira, essa quantidade caiu para 18 milhões de vacinas. Já o Instituto Butantan vai entregar 1 milhão de doses a menos: na semana passada, a expectativa era de pouco mais de 6 milhões de doses para o Programa Nacional de Imunizações (PNI) até o final deste mês. Agora, serão apenas 5 milhões, mesma quantidade entregue no mês de maio.

Recentemente, a Fiocruz e o Instituto Butantan tiveram problemas para dar andamento na fabricação de novas doses de vido à falta de matéria-prima, o ingrediente farmacêutico ativo (IFA), que é importado da China. A Fiocruz recebeu no dia 22 de maio um novo lote de IFA, suficiente para o processamento de 12 milhões de doses. Já o Instituto Butantan recebeu no dia 25 de maio apenas 3.000 litros de matéria-prima, suficientes para a fabricação das 5 milhões de doses que serão entregues ao Ministério da Saúde.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES