MPPI acompanha organização para vacinação de moradores de rua no Piauí

Ficou definido que o levantamento e a listagem nominal desse grupo devem ser entregues até a data da próxima audiência.

vacinacao | Paula Paiva Paulo/G1
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na quinta-feira (20/05), o Ministério Público do Piauí, por meio da 49ª Promotoria de Justiça de Teresina, através da sua representante legal, a promotora de Justiça Myrian Lago, promoveu audiência virtual em continuidade às discussões sobre a  vacinação contra a covid-19 da população em situação de rua.

Em outras audiências, ficou clara a dificuldade para identificar o grupo de pessoas em situação de rua. Como resolução da questão, a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizará o senso dessa população de maneira precisa e individualizada para identificar os recortes e a interseccionalidade dos grupos.

Além disso, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) informou estar cruzando os dados dos usuários cadastrados com os números do Consultório na Rua (FMS), com o objetivo de identificar o quantitativo desse público. A Secretaria Estadual da Assistência Social (SASC) também comunicou que contatou os municípios do Piauí para organizar a quantidade de pessoas em situação de rua.

Órgãos querem identificar o quantitativo desse público para vacinação  - Paula Paiva Paulo/G1

Como um dos desafios é a falta de dados concretos, ficou definido que o levantamento e a listagem nominal desse grupo devem ser entregues até a data da próxima audiência. Outro encaminhamento é que o Consultório na Rua apresente a lista de idosos e de pessoas com comorbidades para a imunização imediata, já que estes dois grupos fazem parte do público-alvo que está sendo vacinado atualmente.

Participaram da reunião os promotores de Justiça Myrian Lago, titular da 49ª PJ, e Eny Pontes, titular da 29ª PJ, além de representantes do Centro Pop, da Secretaria Estadual da Assistência Social (SASC), da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Gerência de Proteção Social Especial (GPSE) da SEMCASPI.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES