Lewandowski nega pedido da Anvisa e mantém prazo para Sputnik V

A decisão da importação de doses do imunizante pode ser tomada na noite desta segunda-feira (26) em reunião na sede da Anvisa

Ricardo Lewandowski, ministro do Supremo Tribunal Federal  | Ricardo Lewandowski, ministro do Supremo Tribunal Federal Rosinei Coutinho/SCO/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido formulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para suspender o prazo de 30 dias, para que o órgão analise e decida se estados e municípios estão autorizados a importar doses da vacina Sputnik V. 

O magistrado deu até dia 28 de abril, quarta-feira, para que a agência decida sobre a importação da vacina russa por estados e municípios. 

Em pedido enviado ao STF, a Anvisa argumenta ser necessária a "realização de diligências para a complementação de esclarecimentos sobre dados de qualidade, eficácia e segurança das vacinas".

Ricardo Lewandowski, ministro do Supremo Tribunal Federal Rosinei Coutinho/SCO/STF

Na titulação, o ministro tomou a decisão de uma ação do Governo do Maranhão, que negocia a compra de 4,5 milhões de doses do imunizante. Outros estados também entraram com ação pedindo a liberação. o ministro também já autorizou que Ceará, Piauí e Amapá também possam importar caso a agência não adote o protocolo.

Lewandowski disse que o prazo tem previsão legal, estabelecido pelo Congresso Nacional na Lei N° 14,124 e que a ideia é garantir celeridade da imunização.

“Ora, a Lei no 14.124/2021, ao substituir os prazos da Lei 13.979/2020 por outros mais alargados, não modificou a racionalidade inerente aos lapsos temporais anteriores, cuja essência consiste na superação de obstáculos burocráticos para a aprovação das vacinas em um momento de aguda crise sanitária”, afirmou .

Porém, a Anvisa já indicou que não deverá descumprir o prazo. A diretoria colegiada do órgão regulador tem uma reunião extraordinária marcada para as 18h desta segunda-feira (26).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES