Os hospitais do interior do Piauí estão sem leitos de UTI disponíveis para pacientes com Covid-19. Segundo o boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), todos os 122 leitos de UTI estão ocupados.
Em Teresina, a situação também é crítica pois há apenas 29 leitos livres. A ocupação chega a 91,2% (301 estão ocupados).
CLIQUE AQUI E CONFIRA O BOLETIM COMPLETO
Dos 15 hospitais com leitos de terapia intensiva na capital, seis estão sem vagas. São eles: Hospital da Polícia Militar, Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella – HDIC, Hospital Geral do Monte Castelo, Maternidade Dona Evangelina Rosa – MDER, Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí e Hospital São Paulo
No Hospital Getúlio Vargas (HGV), há apenas uma vaga (dos 70 leitos de UTI, 69 estão ocupados).
Leitos clínicos
Os leitos clínicos também estão com ocupação elevada. Dos 1131 disponibilizados, 75% estão com pacientes Covid.
A situação de pandemia está longe de acabar. Embora a média de casos da última semana esteja com tendência de estabilidade, a média de óbitos continua em alta. Diante disso, o Governo do Estado prorrogou as medidas restritivas para esta próxima semana.
De acordo com o novo decreto, o toque de recolher vai começar a partir das 22h até às 5h da manhã. Entre os dias 12 a 15 de abril, o comércio pode funcionar até às 17h ou até às 19h nos locais onde o município permita a abertura, desde que não ultrapasse nove horas de funcionamento. Nos shoppings, as lojas poderão abrir de 12h às 20h.
O objetivo é diminuir a transmissibilidade da COVID-19 e evitar mais óbitos. Levantamento da Sesapi mostra que dos 224 municípios piauienses, apenas cinco continuam sem registrar óbitos por Covid-19. Até agora, 219 municípios (97,8%) registraram casos confirmados e óbitos.