Com bons resultados na luta contra a pandemia, o isolamento social mais rígido deve continuar no próximo final de semana em Teresina. O martelo, porém, só ‘será batido’ amanhã, 13 de agosto, em que o prefeito Firmino Filho (PSDB) se reunirá com técnicos para avaliar a situação. O último decreto que estabelecia o lockdown parcial aos finais de semana, expirou no dia 09 de agosto.
“Basicamente estamos percebendo que a doença está caindo, mas já está dando sinais de cansaço nessa queda; vamos ter uma reunião com o COE para fazer essa avaliação, para a continuidade da reabertura econômica e o debate para os finais de semana; a princípio continua como nos últimos dois finais de semana anteriores”, destacou o líder municipal.
LEIA MAIS: Taxa de transmissibilidade da Covid-19 volta a crescer em Teresina
No que se refere a desmobilização de leitos de terapia intensiva para pacientes Covid-19, Firmino Filho sintetizou que o processo só poderá ser viabilizado em três semanas, e é necessário ter cautela para evitar uma precipitação. “Começamos o processo de avaliação, a principio estamos reduzindo as unidades contratadas dos hospitais privadas, também temos 10 leitos contratados do Hospital São Marcos, mas existe um delay de tempo até que essas UTIs sejam desativas, este delay é de 3 semanas, temos tempo suficiente para avaliar o quadro e saber se vamos ter uma insurgência ou não. Vamos ter um pouco de calma nas próximas duas semanas até que possamos compreender a reabertura, é importante cautela neste processo. Estamos avançando, mas não vencemos ainda”, frisou.