Um vídeo divulgado pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) mostra profissionais de saúde realizando a manobra de prona em um paciente de coronavírus. Gravadas nesta sexta-feira (26), no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do hospital, as imagens registram um procedimento importante para o tratamento de casos graves.
Dez profissionais de saúde realizam a manobra. A cada quatro horas, é feita a movimentação dos braços e cabeça. E, após um período de tempo, variável, o paciente é supinado, ou seja, colocado de volta à posição de costas.
A equipe faz uma preparação prévia do paciente e o coloca de bruços, para melhorar a oxigenação dos pulmões. Nas imagens, o paciente também está em ECMO (a membrana de oxigenação extracorpórea usada nos casos mais graves, para substituição temporária e recuperação dos pulmões).
O hospital explica que, como os pacientes chegam ao hospital em estado grave, a maioria passa pela pronagem. A manobra já foi aplicada 300 vezes desde o início da pandemia.
Assista o vídeo
"A pronagem é um exemplo da complexidade do atendimento aos pacientes críticos, envolvendo um grande número de profissionais com conhecimento e treinamento especializados", informa o Clínicas.
A unidade tem 105 leitos, todos ocupados no final desta sexta-feira (26). Quatro pacientes críticos esperavam por leitos especiais na emergência.