Um homem que foi vacinado contra a Covid-19 até 10 vezes em um dia em nome de outras pessoas foi chamado de "incrivelmente egoísta" e deu início a uma investigação na Nova Zelândia. Astrid Koornneef, gerente de operações do grupo para o programa de vacinação e imunização Covid-19, disse que o Ministério da Saúde está ciente do problema e leva o assunto muito a sério.
“Estamos muito preocupados com esta situação e estamos trabalhando com as agências apropriadas”, disse ela.
A vacinologista e professora associada Helen Petousis-Harris chamou o comportamento de "incrivelmente egoísta e de tirar proveito de alguém que precisa de algum dinheiro. Pode causar sérios danos às pessoas que não estão vacinadas, dizendo que estão, e espalhar o vírus", disse ela.
Petousis-Harris disse que o homem que tomou várias doses da vacina Covid-19 provavelmente não sofrerá nenhum dano sério, mas provavelmente sentirá muito mal no dia seguinte devido a uma resposta imunológica geral.
"Sabemos que as pessoas erraram que receberam as cinco doses inteiras em um frasco em vez de diluí-lo, sabemos que isso aconteceu no exterior e sabemos que com outras vacinas ocorreram erros e não houve problemas de longo prazo". ela disse.
Mas Petousis-Harris disse que receber várias doses da vacina Covid-19 não é o ideal, dizendo que quando as pessoas recebem doses mais altas, elas têm mais febre, dores e dores de cabeça.
Acredita-se que o homem, que teria visitado vários postos de vacinação, tenha sido pago pelos jabs, de acordo com Stuff.