O Fórum dos Governadores do Brasil enviou uma carta assinada pelo governador do Piauí, Wellington Dias, pedindo um encontro com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antônio Guterres com objetivo de solicitar uma ajuda humanitária para o país.
No texto, os gestores reafirmam que o Brasil é hoje o epicentro da pandemia da Covid-19 em todo o mundo e por conta disso, eles pedem que a ONU ajude o Brasil no processo de acelerar a entrega das vacinas.
A proposta de levar à ONU a discussão sobre a gravidade da pandemia no Brasil surgiu na semana passada, durante a primeira reunião do Comitê Nacional de Combate à Covid-19, coordenador pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Na qualidade de membro efetivo dessa Organização, o Brasil participou muitas vezes de ajudas humanitárias nos mais diversos campos de atuação em escala global.
Atualmente, o País é considerando o epicentro da pandemia no mundo, registrando o maior número de óbitos por dia, além de apresentar enormes riscos de propagação de variantes, mais contagiosas e letais, do novo coronavírus. “Tendo em vista esse cenário, pedem a sensibilidade do mundo e ajuda humanitária: oportunidades de aquisição de mais vacinas", diz trecho da carta.