Após a ocupação de leitos de UTI em Teresina e na região Norte do Piauí voltar ao patamar de 100%, o governador do Wellington Dias, vai anunciar nesta quarta-feira (10), novas medidas restritivas de combate ao coronavírus no Piauí. O crescimento das internações deixa todo o sistema em alerta com autoridades de saúde montando força-tarefa para evitar colapso na rede hospitalar.
O governador vai conceder entrevista coletiva a partir das 12h para apresentar dados e informações sobre o atual cenário da Covid-19 e rede de saúde no Estado. A entrevista será transmitida pelas redes sociais do governador e Governo do Estado. Wellington Dias ressalta que a situação atual é preocupante e que o Estado está investindo em reforçar a rede de saúde estadual, mas que a prevenção ainda é a melhor saída, por isso é preciso empenho também por parte da população.
Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) montou em cada Unidade de Pronto Atendimento (UPA) cerca de 10 leitos com todos os equipamentos de alta complexidade para amenizar o sofrimento dos pacientes que aguardam vaga na UTI.
A FMS também anunciou a abertura de mais cinco leitos no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), além da readequação do Hospital do Dirceu, que será transformado totalmente em unidade de saúde Covid.
Confira a quantidade de novos leitos de UTIs reabertos em Teresina:
HGV (Hospital Getúlio Vargas) – 50 leitos
Monte Castelo – 20 leitos
HUT (Hospital de Urgência de Teresina) – 30 leitos
Natan Portela – 30 leitos
Hospital da Polícia Militar – 10 leitos
Maternidade Dona Evangelina Rosa – 10 leitos
Hospital Infantil – 9 leitos
Hospital Universitário – 30 leitos