O aumento na ocupação de leitos na rede pública para o tratamento da covid-19 acendeu um alerta na Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS). O presidente da FMS Gilberto Albuquerque, divulgou um vídeo nesta terça-feira (26), comentando a ocupação atual dos leitos na capital, ressaltando que três hospitais já estão com 100% de ocupação em seus leitos de UTI.
“A situação dos leitos em Teresina é a seguinte: o HUT tem 18 leitos para pacientes covid e estão todos ocupados, o Monte Castelo tem 20 leitos de UTI Covid e 17 estão ocupados, o Hospital Getúlio Vargas, nos seus 15 leitos com todos ocupados, o Hospital Natan Portela com seus 27 leitos também ocupados, então veja que a situação no serviço público de leitos de UTI já está chegando no seu limite, por isso a população precisa ajudar”, declarou.
A principal delas é a expansão dos leitos destinados à doença nos hospitais da capital. Gilberto Albuquerque, explica que atualmente Teresina conta com 97 leitos de UTI Covid-19, mas que este número pode ser dobrado de acordo com a necessidade. Outra medida, como ressalta o presidente, é a vacinação de pelo menos 64% dos profissionais de saúde que atuam nestes locais, tanto aqueles que já atuam em áreas Covid como aqueles que podem ser remanejados para o serviço com o aumento da demanda.
As decisões estão sendo tomadas tendo como base as perspectivas traçadas pelo Centro de Operações em Emergência (COE) municipal, que acompanha a evolução da Covid-19 na capital e observa uma curva ascendente no número de casos na cidade, que pode chegar a um pico no final do mês de fevereiro e se estender durante o mês de março.