A Vigilância Sanitária de Teresina (Gevisa) da Fundação Municipal de Teresina (FMS) fez 70 notificações em estabelecimentos comerciais e 21 autuações desde 1º de maio até o último domingo (23). Nesse último final de semana, 6 estabelecimentos foram autuados e 6 notificados.
A gerente de Vigilância Sanitária, Larissa Portela, explica que as principais infrações continuam sendo aglomeração, falta de distanciamento mínimo entre as mesas de bares e restaurantes e a não utilização de máscara por clientes, enquanto circulam por esses ambientes.
“Comprovamos essas irregularidades nos locais que estavam lotados e sem distanciamento. Fizemos um levantamento de estabelecimentos com maiores números de infrações e intensificaremos as vistorias, especialmente nesses ambientes, visto que a obediência aos protocolos sanitários é condição fundamental para diminuirmos a disseminação do coronavírus na nossa capital”, declara a gerente. Essas ações tem o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.
Ela ressalta que não é momento de relaxamento quanto às medidas de combate ao vírus e necessita da colaboração de todos, empresários e população em geral, para que possamos superar esse momento difícil.
Sobre o trabalho da Gevisa, ela avalia como positivo. “Verificamos que, pelo incansável trabalho das nossas equipes e pela efetividade do planejamento estratégico que estamos fazendo, a maioria dos estabelecimentos se adequou à nossa nova realidade ocasionada pela pandemia. Avaliamos nosso trabalho como bastante positivo, pois o número de penalidades tem diminuído em relação a meses anteriores”, diz.