O francês internado com Covid-19 em um hospital particular de Ribeirão Preto (SP) continua em estado grave, segundo boletim médico divulgado na tarde deste domingo (5).
O homem, de 52 anos, está internado desde o dia 28 de novembro, mas o quadro piorou na sexta-feira (3) quando ele precisou ser levado a uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi intubado.
De acordo com o Hospital Ribeirania, ele tem um quadro de insuficiência respiratória e está acoplado à ventilação mecânica. “Segue em estado grave, com grave hipoxemia e necessidade de medicamentos para suporte hemodinâmico”, afirma o boletim assinado pelo médico intensivista Leandro Moreira Peres.
Ainda segundo o boletim, o tratamento do paciente segue diretrizes internacionais para formas graves de Covid-19.
Suspeita de ômicron descartada
Na sexta-feira, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), descartou a suspeita de infecção do paciente pela nova variante ômicron. O exame feito pelo Instituto Adolfo Lutz em amostras coletadas do francês apontou que ele foi infectado pela variante delta, predominante no Brasil.
O homem viajou da França ao Brasil no dia 13 de novembro acompanhado de um colega. Eles chegaram a Ribeirão Preto para trabalhar em uma indústria farmacêutica e não tinham sido vacinados contra a Covid-19 na Europa.
No dia 15 de novembro, os dois apresentaram sintomas leves de Covid-19. Eles ficaram em isolamento, mas houve piora no quadro de um deles.
Por se tratar de estrangeiros, o hospital avisou as autoridades de saúde que passaram a monitorá-los. O outro francês não chegou a ser hospitalizado e foi mantido em isolamento em casa.