O prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) defendeu na quarta-feira, 27 de maio, a ampliação do lockdown no Piauí. A medida de bloqueio total já adotada aos domingos visa reduzir a curva de contaminação, o líder municipal indicou que explicitará a questão ao governador Wellington Dias (PT), que tem a incumbência de decidir sobre a ação.
"Em relação a barreiras com os demais municípios do Piauí, entendemos que este lockdown tem que ser ampliado e vamos explicitar essa opinião ao governador", disse.
Um dos modelos destacados por Firmino Filho é o adotado em cidades da Turquia, onde durante a semana há a quarentena e o lockdown é estabelecido aos finais de semana.
"Tem um modelo que vi semanas atrás que é na Turquia, a quarentena nos dias uteis e o lockdown no sábado e domingo, e poderá até ser expandido caso haja um agravamento nos casos como para a sexta-feira e segunda-feira; estamos fazendo um estudo para rodízio na zona central; no último mês houve um crescimento na circulação de 20%", comentou.
Reprodução