Com o decreto que estabelece o isolamento mais rígido aos finais de semana prestes a vencer, o prefeito Firmino Filho (PSDB) indicou na sexta-feira, 07 de agosto, que irá se reunir na próxima segunda-feira (10) para tratar da continuidade ou não da medida, mas adiantou que provavelmente haverá uma transição, com os setores sendo liberados gradativamente aos sábados e domingos.
“Não tem nenhuma definição, segunda vamos sentar com o pessoal do COE (Comitê de Operações Emergenciais), mas provavelmente vamos fazer uma espécie de transição, para que em setembro tenhamos uma abertura mais generalizada sem nenhum sobressalto”, afirmou.
O líder municipal ainda voltou a analisar o curso da doença provocada pelo novo coronavírus em Teresina, indicando para uma queda nas consultas gripais, retração que chega a 15%. O apontamento evidencia que o pico de infecções já passou na capital piauiense.
“Nestas quatro semanas tivemos uma queda das consultas gripais de quase metade, e se comparar com os últimos 14 dias, a queda foi de 25%”, afirmou.
A tendência vem se apresentando ainda na queda de óbitos em Teresina, que atinge a marca de 60% na comparação com o pico, ocorrido no final de junho. Porém, a demanda vinda do interior do Piauí tem crescido, o que preocupa.
“Se formos comparar com o pico, já há uma queda de mais de 60%na quantidade de óbitos. Tem aumentado muito o percentual de pessoas do interior nos leitos da cidade, hoje 25% dos óbitos que ocorrem na cidade são pessoas do interior”, complementou.