A família do sambista Nelson Sargento, de 96 anos, autorizou nesta quarta-feira (26) a sua intubação para dar prosseguimento ao tratamento contra a Covid-19, caso seja necessário. O compositor está internado desde a última quinta-feira (20) no Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Segundo o boletim médico da unidade, seu estado de saúde é grave e inspira cuidados. A autorização da família para a intubação é uma medida preventiva, caso o recurso mais agressivo para ajudar na ventilação dos pulmões seja necessário. Até a última atualização desta reportagem, o compositor não estava intubado. Segundo o Inca, ele respira com o auxílio de uma máscara de oxigênio.
O paciente foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital no último sábado (22), mas sua situação clínica piorou nas últimas 24 horas.
"O Instituto Nacional de Câncer (INCA) informa que o paciente Nelson Matos, 96 anos, está em estado grave e inspira cuidados na Unidade de Terapia Intensiva. O paciente foi transferido para a UTI no último sábado (22), apresentando piora do padrão ventilatório e hipertensão, assim respirando com auxílio de máscara de oxigênio", informou o Inca.