Cinco pontos de drive thru estão abertos neste sábado (26) para a aplicação da vacina contra Covid-19. Os terminais Buenos Aires; Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU (zona Norte), Livramento (zona Sudeste), Parque Piauí (zona Sul) e Zoobotânico (zona Leste) estão disponíveis até as 17h.
“Nestes locais, além de vacinar os idosos, vamos vacinar também os seguintes públicos: primeira dose para pessoas de 12 anos e mais; segunda dose para pessoas de 12 anos ou mais, com prazos de oito semanas entre a primeira e segunda dose para as vacinas Pfizer e Astrazeneca e quatro semanas para a Coronavac; dose de reforço para adultos de 18 anos e mais (com intervalo mínimo de 4 meses da última dose) e dose adicional de imunossuprimidos (12 anos ou mais - intervalo mínimo de 8 semanas da última dose)”, explica Emanuelle Dias, coordenadora da campanha de vacinação Covid na capital.
Ela lembra que a vacina disponível para a segunda dose de reforço dos idosos é a Janssen. Os idosos devem levar documento de identificação com foto, CPF ou cartão SUS e o cartão de vacina com o registro das doses anteriores. Segundo nota técnica do Ministério da Saúde, a aplicação de uma segunda dose de reforço (quarta dose) para todas as pessoas com 80 anos de idade ou mais deve seguir o intervalo mínimo de 4 meses a partir do primeiro reforço (terceira dose). A vacina a ser utilizada para a dose de reforço deverá ser Pfizer, Janssen ou AstraZeneca.
Público apto a se vacinar neste sábado (26):
- Quem tem 12 anos e mais e ainda não tomou a primeira dose;
- Quem tem 12 anos ou mais e precisa tomar a segunda dose (com prazos de oito semanas entre a primeira e segunda dose para as vacinas Pfizer e Astrazeneca e quatro semanas para a Coronavac);
- Adultos de 18 anos e mais (com intervalo mínimo de 4 meses da última dose) para tomar a dose de reforço;
- Dose adicional de imunossuprimidos (12 anos ou mais - intervalo mínimo de 8 semanas da última dose).
- Idosos de 80 anos ou mais que precisam tomar a dose de reforço.