Com a morosidade do Governo Federal para garantir a compra das doses de coronavac produzidas pelo Instituto Butantan, o governador Wellington Dias (PT) que preside o Consórcio Nordeste, indicou na quinta-feira (28), que os Estados comprarão o imunizante no caso de omissão do Ministério da Saúde.
"Essa vacina, nós vamos querer para o Brasil. Em primeiro lugar, queremos a compra pelo Ministério (da Saúde). Não sendo possível pelo Ministério da Saúde, a compra será através dos estados", disse.
O governador é o Coordenador da Temática Vacina no Forúm dos Governadores e telefonou para diversos chefes do Executivo do Brasil para tratar sobre o assunto. Além da questão do imunizante há uma forte tensão por conta do aumento de casos de Covid-19 pelo país, com o temor que mais Estados passem por uma situação de colapso como a presenciada no Amazonas.
"Invariavelmente, em diferentes regiões de saúde de cada estados, tivemos crescimento na transmissibilidade, ocupação de leitos. Então, nós já suspendemos o ponto facultativo nesse feriado, estamos com barreiras em aeroportos", finalizou o líder piauiense.