As medidas preventivas contra a Covid-19 foram prorrogadas por mais uma semana no município de Timon, no Maranhão. O decreto, em vigor até o próximo domingo (25), manteve o funcionamento do comércio em geral, bares e restaurantes, bem como outras atividades, desde que cumpram os protocolos sanitários para prevenção da Covid-19.
Horário de funcionamento do comércio:
- comércio em geral: 8h às 18h, de segunda a domingo;
- shoppings centers: de 10h às 22h, de segunda a sábado | de 12h às 22h, no domingo;
- Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, balneários e estabelecimentos similares, bem como lojas de conveniência e depósitos de bebidas, só poderão funcionar até as 24h;
Eventos
Em caso de eventos, tais como festas de aniversário, casamento, batizados, jantares festivos, bodas, congressos, confraternizações, eventos científicos e afins, simpósios, conferências, auditórios e espaços de eventos, apresentações teatrais, inaugurações e lançamentos de produtos e serviços, só é permitido até 150 pessoas por evento, podendo funcionar até as 24 horas, desde que não haja a cobrança de ingressos.
Atividades físicas: decreto traz mudanças
As atividades físicas e esportivas ao ar livre já estavam autorizadas a funcionar em espaços público e privado, desde que não causassem aglomeração. A mudança é que a prática foi autorizada de forma individual e coletiva em locais abertos, sem a presença de público. Para tanto é limitado o número de pessoas. Somente estão autorizados os praticantes, atletas, treinadores, comissão técnica e arbitragem.
Sobre as academias ao ar livre, a orientação foi mantida. Deve-se transportar recipiente com álcool 70% para higienizar o equipamento onde as mãos são colocadas, antes e após o uso, além de manter a utilização dos equipamentos de forma intercalada; a fim de estabelecer a distância mínima aproximada de 2 metros.
Fiscalização
As atividades autorizadas em decreto são acompanhadas diariamente pela Força-Tarefa contra a Covid-19, que é formada por vários órgãos responsáveis pela fiscalização e cumprimento das medidas sanitárias que têm como principal objetivo salvar vidas.