A Câmara Municipal de Pimenteiras aprovou, por unanimidade e em regime de urgência nesta quarta-feira (17), o Projeto de Lei N°605/2021, enviado pela chefe do executivo municipal que autoriza o protocolo de intenções firmado entre os municípios de brasileiros, e que após a sua ratificação se converte em contrato de consórcio público, cuja a finalidade será adquirir vacinas para o combate à pandemia do Coronavírus, além de medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde.
Segundo a Prefeita Lúcia Lacerda, desde o início há uma grande mobilização para a realização do consórcio, a promulgação da Lei é a etapa fundamental para o processo de imunização da população Pimenteirense.
“Agradeço imensamente a colaboração de todos os Vereadores, pois graças a agilidade dos poderes executivo e legislativo, Pimenteiras poderá adquirir em breve as vacinas necessárias, caso o Plano Nacional de Imunização não consiga atingir a totalidade de imunizações necessárias a tempo, desta maneira, nós contaremos com mais essa ferramenta para garantir segurança da vida de todas as pessoas do nosso município".
O Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras - CONECTAR é um instrumento legal articulado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), que ainda avalia formas de financiar a aquisição dos imunizantes, através de recursos municipais e verbas federais. Até o momento 2,4 mil municípios brasileiros aderiram a proposta de consórcio.