Covid: Ministério da Saúde abre consulta pública sobre vacina de crianças

A consulta sobre a vacina para crianças de 5 a 11 anos vai ficar aberta até 2 de janeiro. De acordo com o texto publicado no Diário Oficial da União, o período é aberto para que “sejam apresentadas contribuições, devidamente fundamentadas” sobre a imunização

Marcelo Queiroga, ministro da Saúde | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Uma consulta pública sobre a vacinação contra covid-19 em crianças de 5 a 11 anos será aberta a partir desta quinta-feira (23), pelo Ministério da Saúde. De acordo com o texto publicado no Diário Oficial da União, o período é aberto para que "sejam apresentadas contribuições, devidamente fundamentadas" sobre a imunização desse público. A consulta sobre a vacina para crianças de 5 a 11 anos vai ficar aberta até 2 de janeiro.

As contribuições devem ser enviadas por meio do endereço eletrônico https://www.gov.br/saude/pt-brNessa página, está disponível a documentação relativa à consulta pública, conforme publicado no Diário Oficial da União.

A imunização para essa faixa etária foi autorizada pela Anvisa no dia 16 de dezembro, mas enfrenta resistência do governo federal. Desde então, o ministro Queiroga afirmou diversas vezes que a autorização da agência não é suficiente para iniciar a vacinação.

Ministro Queiroga vai aguardar até dia 5 de janeiro para manifestar quanto a vacinação de crianças | FOTO: Divulgação

No último sábado (18), o ministro da Saúde disse que a autorização pela Anvisa não implica em incorporação automática, seja de vacina, medicamento ou quaisquer dispositivos de saúde. "São avaliações distintas. Na Anvisa é o ingresso para entrar na perspectiva de validação. A decisão final compete ao Ministério da Saúde e nós tomamos as decisões de maneira tempestiva e vamos avaliar a decisão da agência em suas minúcias".

Cronograma para aprovação

A avaliação sobre a inclusão da vacina para crianças será submetida à Câmara Técnica Assessora de Imunizações (CTAI) do Ministério da Saúde. Após a consulta pública, as contribuições serão apresentadas em uma audiência pública prevista para o dia 4 de janeiro. Segundo o Ministério da Saúde, a Pasta anunciará a decisão no dia 5 de janeiro.

Com informações do g1 e Agência Brasil

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES