O governo da cidade chinesa de Qingdao anunciou que irá testar toda a sua população de 9,4 milhões de habitantes para a Covid-19 em apenas cinco dias. A decisão foi tomada após seis casos serem confirmados no domingo.
A doença está amplamente sob controle na China, onde o primeiro caso apareceu em dezembro do ano passado. Desde meados de agosto o país só havia registrado casos importados.
A Comissão Municipal de Saúde de Qingdao informou que todos os casos foram detectados no Hospital Qingdao Chest, que foi colocado em quarentena, com 114.862 pessoas, entre funcionários e pacientes. Prédios que abrigam pessoas infectadas também fora fechados, como parte das medidas da cidade para conter o vírus.
Ao meio-dia desta segunda-feira, mais de 277 mil pessoas já haviam feito o teste, com nove resultados positivos. A cidade recebeu 4,47 milhões de turistas durante o feriado nacional da “Semana Dourada”, na semana passada.
A campanha de testes em massa de Qingdao não é a primeira da China. Em junho, grandes áreas da capital, Pequim, também foram submetidas a testes massivos depois que a cidade de mais de 20 milhões de pessoas detectou casos ligados à doença em um mercado de alimentos. Em maio, o governo também testou toda a cidade de Wuhan, berço da pandemia e onde residem 11 milhões de pessoas.
A China registrou 85.578 casos confirmados e 4.634 mortes pelo coronavírus, de acordo com a Comissão Nacional de Saúde do país.