Com 45 óbitos pela covid-19 registrados nas últimas 24 horas no Brasil, o país chegou à média móvel de 96 mortes, segundo dia seguido abaixo de 100. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa. As informações são do UOL.
A média móvel é considerada por especialistas como a maneira mais confiável para acompanhar o avanço ou o retrocesso da pandemia. O índice é calculado a partir da média de mortes - ou de casos -, dos últimos sete dias.
Tradicionalmente, aos finais de semana e feriados os números são mais baixos, o que ajuda a explicar os números, mas o país vem em uma sequência de quase dois meses registrando quedas diárias de óbitos.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, foram 662.663 vidas perdidas em decorrência da doença causada pelo coronavírus no Brasil.
A média móvel de mortes no Brasil apresenta tendência de queda (-36%) há 57 dias seguidos. Três regiões do país acompanham o cenário nacional de redução do indicador, Centro-Oeste (-68%), , Norte (-17%) e Sudeste (-25%), enquanto Nordeste (-15%) e Sul (-9%) apresentam estabilidade.
Neste sábado, 18 estados e o Distrito Federal tiveram queda na média de mortes pela covid. Outros sete registraram estabilidade e só a Paraíba teve elevação (ainda assim, teve apenas 2 mortes).