Nesta sexta-feira (10), a Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi) esclareceu que os boletins sobre os novos casos de coronavírus serão divulgados somente com os casos confirmados e descartados, pois todas as pessoas da população serão consideradas casos suspeitos da Covid-19.
Segundo o Superintendente de Atenção Básica da Sesapi, Herlon Guimarães, o Ministério da Saúde declarou que não existe mais a transmissão comunitária do vírus e com isso todas as pessoas devem usar máscaras pois são consideradas suspeitas.
“Com a declaração do Ministério da Saúde, que não existe mais a transmissão comunitária, todas as pessoas são consideradas suspeitas. Desde a semana passada, quando o ministério pediu que todos usem máscara é pelo fato de todos serem considerados suspeitos. Então não existe mais lógica de emitir um boletim com casos considerados suspeitos”, declarou.
A Sesapi ainda não está notificando oficialmente os casos curados e aguarda orientação do Ministério da Saúde.
Sete óbitos no Piauí
No último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), na quinta-feira (9), haviam sete óbitos confrmados pelo novo coronavírus no estado e 955 casos descartados.
Coronavírus no Brasil
O Brasil já possui 17.859 casos confirmados de coronavírus, segundo o Ministério da Saúde, com base nos números de quinta-feira (09). O dado significa um aumento de 12% em apenas 24 horas. As mortes pela doença também subiram, de 801 para 942, ou seja, 141 óbitos em um dia.