Devido ao recente aumento de casos de Covid-19, o comitê científico do Consórcio Nordeste, grupo formado pelos governos dos nove estados nordestinos, voltou a recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados ou com aglomerações, como ônibus, academias, restaurantes, cinemas e escolas.
Os técnicos também pediram o reforço da vacinação contra o novo coronavírus.
“A redução da testagem, do rastreamento e do isolamento, associada à retirada das máscaras e à falta das doses de reforço, resultou em taxas elevadas de infecções em diferentes países, incluindo o Brasil, permitindo o aparecimento de novas variantes da Ômicron”, afirmou o Consórcio Nordeste.
O comitê científico prevê que os serviços públicos e privados de saúde devem sofrer “enorme pressão” de casos da doença nos próximos meses.
O início da nova onda no Brasil, prossegue o Consórcio, provocou grande tensionamento no sistema de saúde de várias cidades.
No último dia 22 o país teve mais de 50 mil casos do novo coronavírus. “A situação exige que os governos dos mais diferentes níveis assumam um papel de liderança a fim de impedir uma explosão dos número de casos nos próximos 60 dias”, acrescentou o órgão.