Com escassez de vacinas, número de pessoas sem 2ª dose chega a 5 milhões

Na segunda quinzena de abril, várias cidades começaram a interromper a aplicação da Coronavac por causa do atraso na entrega de novos lotes do produto.

Falta de insumos suspende produção da vacina Coronavac | Tânia Rêgo
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A escassez de vacinas contra a Covid-19 está atingindo muitos estados brasileiros e nem mesmo aqueles que tomaram a primeira dose tem a chance de completar sua vacinação. 

O número de brasileiros que estão com a segunda dose atrasada triplicou. Anteriormente, o Ministério da Saúde computava que havia cerca de 1,5 milhão de pessoas na qual a segunda dose estava atrasada, contudo agora, já são 5 milhões de pessoas que receberam a primeira dose mas perderam o prazo de serem vacinados com a segunda dosagem. 

No dia 13 de abril, o Ministério da Saúde havia informado que cerca de 1,5 milhão de pessoas não havia retornado no prazo para tomar a segunda dose. Na segunda quinzena de abril, várias cidades começaram a interromper a aplicação da Coronavac por causa do atraso na entrega de novos lotes do produto. 

Esse é um dos principais motivos apontados pelos gestores para o aumento expressivo no número de pessoas que não tiveram seu esquema vacinal completo. 

Com a produção suspensa da Coronavac pelo Instituto Butantan, desde o dia 12 de maio, devido à falta do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), o número tende a subir. A produção da vacina deve ser retomada depois da chegada do material, que está previsto para ser enviado ao Brasil até o dia 25 de maio.

Produção da vacina Coronavac está suspensa por falta de insumos | FOTO: Tânia Rego/Agência Brasil

Com informações do Estadão Conteúdo

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES