O boletim epidemiológico divulgado na noite desta terça-feira (13/04) pela Secretaria de Saúde do Piauí apontou o aumento de 58 para 75 no número de casos confirmados de coronavírus e 8 mortes no Estado.
Segundo a Sesapi, foram confirmados mais 17 casos, sendo um de São Raimundo Nonato e o restante de Teresina. São 10 homens e 7 mulheres.
O Estado possui 1616 casos descartados. São 110 suspeitos internados (72 leitos clínicos e 38 em UTI) e 10 altas.
No país, segundo o Ministério da Saúde, o número de mortes subiu para 1.532, com 25.262 casos oficiais. Este é o maior número de mortes confirmadas pelo Ministério da Saúde em um período de 24 horas. O recorde anterior no Brasil era de 141 mortes. Até ontem, eram 1.328 óbitos.
Este é o maior número de mortes confirmadas pelo Ministério da Saúde em um período de 24 horas. O recorde anterior no Brasil era de 141 mortes. No total, as mortes relacionadas ao vírus em cada estado são: Acre (3); Alagoas (4), Amapá (6); Amazonas (90); Bahia (22); Ceará (107); Distrito Federal (17); Espírito Santo (17); Goiás (15); Maranhão (32); Mato Grosso (4); Mato Grosso do Sul (4); Minas Gerais (27); Pará (19); Paraná (36); Paraíba (16); Pernambuco (115); Piauí (8); Rio Grande do Norte (18); Rio Grande do Sul (18); Rio de Janeiro (224); Rondônia (2); Roraima (3); Santa Catarina (26); São Paulo (695); Sergipe (4). O único estado que segue sem registrar nenhuma morte é Tocantins.
Sesapi distribui testes
O secretário estadual de saúde, Florentino Neto informou na tarde desta terça-feira (14/04), atráves de um vídeo, que a secretária está enviando mais de 7 mil testes rápidos para detectar o novo coronavírus e equipamentos de proteção individual - EPIs para os profissionais da saúde de 224 municípios do Piauí. Segundo o secretário, com a distribuição dos testes, cada município poderá realizar os exames na própria cidade.
Índice de isolamento no Piauí
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) alerta à população para que aumente o isolamento social como forma de reduzir a contaminação pelo novo coronavírus, o Sars-Covs-2. O estado tem alcançado um índice de isolamento (pessoas em casa) de 60%, quando o ideal considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de pelo menos 70%.
O diretor do Instituto de Doenças Tropicais Nathan Portela e integrante do Comitê de Organização Emergencial (COE), médico infectologista José Noronha, explica que quanto mais as pessoas ficarem em casa, menos pessoas irão contrair o vírus, evitando a sobrecarga no sistema de saúde. “O Estado quer garantir que haja leitos para todos os que precisarem. E isso só será possível se muitas pessoas não adoecerem ao mesmo tempo. Na Itália e na Espanha, isso está acontecendo e a quantidade de óbitos está sendo muito grande”, afirma Noronha.
Equilíbrio fiscal
O governador Wellington Dias decidiu nesta terça-feira (14/04), por uma série de medidas para garantir o equilíbrio fiscal do Estado do Piauí, durante o período de calamidade público devido a pandemia da Covid-19. As medidas fazem parte de um Plano de Contingenciamento de Gastos na Administração Direta e Indireta Estadual.
Entre as decisões anunciadas, consta a redução em 15% em seu salário, além dos de secretários e superintendentes do Poder Executivo Estadual, enquanto durar o estado de calamidade pública no Estado. O intuito é economizar até R$ 200 milhões. “O objetivo é garantir o equilíbrio fiscal nas contas do Piauí, voltadas em três direções, a redução da folha de pagamento, redução de despesas em cargos e salários, bem como com materiais e transportes, com exceção dos servidores que estão trabalhando na linha de frente: das áreas da Saúde, Segurança e Assistência Social. O Piauí já registra queda nas receitas e aumento nas despesas e esse contingenciamento implicará em uma economia de quase R$ 200 milhões”, afirmou Wellington Dias.
Coronavírus no mundo
Os Estados Unidos contabilizaram 1.509 mortes em decorrência do coronavírus apenas ontem. O país já soma mais de 592.743 casos e 24 mil mortos, segundo dados da Universidade Johns Hopkins. Já na Itália foram 602 mortes hoje, ante alta de 566 no dia anterior, marcando um segundo aumento diário consecutivo.