Apenas 13 mortes: Entenda como Paraguai controlou a pandemia do Covid - Quarentena rigorosa

Com cerca de 1,4 mil casos confirmados e 13 mortes, país é até agora um dos menos afetados pelo novo coronavírus. - Quarentena rigorosa

Slide 3 de 7

Quarentena rigorosa

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Após alguns dias, as autoridades decretaram quarentena total, uma das mais rigorosas da região. Os paraguaios tinham que ficar trancados em suas casas e só podiam comprar comida e remédios , em caso de emergência ou se fossem trabalhadores essenciais.

"Ao contrário de outros governos, como o México ou o Brasil, o Paraguai conseguiu enviar uma mensagem clara e agiu de forma consistente", explica Zissis, "o que permitiu à população respeitar as decisões e agir com responsabilidade."

"Tanto a forte liderança política quanto a atitude positiva da população foram fundamentais para alcançar a contenção da disseminação do vírus", concorda Luis Roberto Escoto, representante do Paraguai da Organização Pan-Americana da Saúde ( Opas ), escritório regional da OMS.

Além disso, o governo de Abdo construiu dois hospitais de emergência e aumentou os leitos de terapia intensiva. Atualmente, oito pessoas estão hospitalizadas por covid-19 e apenas uma delas em terapia intensiva.

No início de maio, o governo estabeleceu a "quarentena inteligente": pouco a pouco, e de acordo com um calendário dividido em quatro fases, algumas medidas de confinamento foram relaxadas e alguns setores econômicos foram abertos.

Na segunda-feira passada, o Paraguai entrou na terceira fase, que durará até o início de julho.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES