O Governo do Estado vai realizar concurso para o preenchimento de 240 vagas para professor efetivo da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), direcionado preferencialmente para mestres e doutores. O governador Wilson Martins já autorizou o levantamento do número de vagas por curso em vários municípios do Estado, e na próxima semana o Conselho Universitário será convocado para discussão do edital, que será lançado na próxima sexta-feira (2 de setembro).
As inscrições estarão abertas durante 15 dias para mestres e doutores, somente quando o número de inscritos não corresponde ao número de vagas, e serão abertas para professores com a titulação de especialização.
A preferência por professores com graduação deve-se pelo motivo da Uespi precisar desenvolver pesquisa de extensão universitária, considerando que não pratica somente o ensino. Portanto, está com essa exigência de atrair maior número de doutores e mestres nesse concurso para efetivos. Os aprovados serão contratados no primeiro semestre de 2012.
Quanto à remuneração, atualmente um professor doutor com dedicação exclusiva na Uespi tem remuneração de R$ 8.196,00, enquanto o sistema federal está pagando R$ 7.333,00.