
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publica, nesta terça-feira (18), a terceira e última convocação para cursos de formação de nove cargos de nível superior do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).
As vagas são direcionadas aos candidatos das listas de espera do certame remanescentes da não confirmação nos cursos da segunda convocação, feita em 11 de fevereiro.
Os convocados que não confirmaram sua participação nas duas chamadas anteriores foram eliminados. No entanto, eles ainda seguem concorrendo para os cargos eleitos como de maior preferência, no momento de inscrição.
Confirmação
A confirmação para o curso de formação nesta terceira convocatória será somente nesta terça-feira e quarta-feira (19).
A vaga deve ser garantida diretamente na Área do Candidato no site do CPNU.
O curso de formação inicial é eliminatório e vale para a classificação. Por isso, a participação no curso de formação de carreiras é decisiva para a continuidade do candidato no concurso.
Cursos
Os cursos de formação do Enem dos Concursos visam preparar os candidatos com conhecimentos técnicos e competências transversais para o setor público. Serão abordados valores como ética, equidade, sustentabilidade e foco nos resultados.
As aulas ocorrerão em Brasília e no Rio de Janeiro, exceto para o curso de Auditor-Fiscal do Trabalho, que será híbrido.
A carga horária dos cursos varia entre 140 horas e 580 horas, conforme o cargo de nível superior.
Ao todo, nove cargos do certame estão nesta terceira etapa:
1. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG)
2. Analista de Comércio Exterior (ACE);
3. Analista em Tecnologia da Informação (ATI);
4. Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS);
5. Analista de Infraestrutura (AIE);
6. Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT);
7. Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia (Aneel);
8. Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários (Anataq);
9. Especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS).
Custos
As despesas com transporte, alimentação, saúde e estadia durante o curso de formação são de responsabilidade dos candidatos convocados.
Eles receberão 50% da remuneração inicial do cargo, com descontos legais. Servidores públicos federais podem optar por manter seus vencimentos atuais durante o período de formação, mediante documentação comprobatória.
Cronograma
Conforme o cronograma do CNU, em 28 de fevereiro o Ministério da Gestão publicará a lista definitiva dos convocados para matrícula nos cursos de formação e a lista definitiva de classificação para todos os cargos.
(Com informações da Agência Brasil)