O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou, por meio da Portaria nº 421, publicada no ?Diário Oficial da União? desta segunda-feira (4), o Ministério da Fazenda a realizar concurso público para 1.026 vagas para assistente técnico-administrativo, que exige nível médio de escolaridade.
O provimento dos cargos depende de prévia autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e está condicionado à existência de vagas na data da nomeação e à declaração do respectivo ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa com a Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.
O prazo para a publicação do edital de abertura de inscrições para concurso público será de até seis meses, contado a partir da publicação da portaria, ou seja, até maio de 2014.
O último concurso para o cargo foi em 2012, para 463 vagas: 322 vagas para o Distrito Federal (305 para ampla concorrência e 17 para deficientes ) e 141 para São Paulo (133 para ampla concorrência e 8 para deficientes). O salário foi de R$ 2.858,82, incluídas as gratificações. A organizadora foi a Esaf. O concurso recebeu 77.339 inscrições.
O concurso teve prova objetiva de conhecimentos básicos e prova objetiva de conhecimentos específicos.
A prova de conhecimentos básicos teve língua portuguesa, raciocínio lógico-quantitativo e conhecimentos de informática. a prova de conhecimentos específicos terá direito administrativo e constitucional, arquivologia e gestão pública.