MGI monta operação para garantir segurança durante o Concurso Unificado

O MGI criou uma sala de situação para monitorar em tempo real o Concurso Púlbico Nacional Unificado, com uma equipe pronta para agir rapidamente em caso de problemas

MGI monta operação para garantir segurança durante o Concurso Unificado | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) montou uma sala de situação na sede da Dataprev, em Brasília, para monitorar em tempo real o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) no domingo, 18 de agosto. A sala funcionará das 6h às 20h, com a Equipe para Tratamento de Incidentes e Respostas (Etir) pronta para agir rapidamente em caso de problemas.

MGI monta operação para garantir segurança durante o Concurso Unificado / Foto - Reprodução

Essa sala de situação estará conectada ao Centro Nacional de Comando e Controle (CNCC) do Ministério da Justiça e Segurança Pública e a todos os 27 Centros Integrados de Comando e Controle dos estados e do Distrito Federal. A banca examinadora, Fundação Cesgranrio, também estabeleceu 27 coordenações regionais que se reportarão à Etir.

O Ministério da Gestão declarou que a metodologia utilizada para o CPNU é semelhante à aplicada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o objetivo de garantir uma operação eficaz. Autoridades do governo federal acompanharão o andamento das provas na sede da Dataprev, incluindo a ministra Esther Dweck e o coordenador-geral Alexandre Retamal.

MGI monta operação para garantir segurança durante o Concurso Unificado / Foto - Reprodução

O MGI estabeleceu uma rede de segurança para o concurso, envolvendo a Secretaria Nacional de Segurança Pública, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência, Força Nacional, e secretarias estaduais de segurança pública. A Força Nacional está em atuação em oito estados para auxiliar na segurança durante o concurso.

A Força Nacional dá suporte aos órgãos estaduais e federais nas ações de segurança e permanecerá em oito estados até segunda-feira, 19 de agosto. Em paralelo, a Advocacia-Geral da União (AGU) está em regime de plantão judicial desde terça-feira, 13 de agosto, para garantir a segurança jurídica do CPNU.

Mais de 210 mil colaboradores estão envolvidos na segurança e logística para aplicação das provas do CPNU em 3.647 locais de provas, distribuídos por 228 cidades em todos os estados e no Distrito Federal.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES