Ao todo 30.506 candidatos realizam neste domingo (23) a primeira etapa do concurso público da Polícia Militar do Piauí. As provas serão aplicadas nas cidades de Teresina, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Corrente.
Os inscritos voltam às salas de aula após o concurso ser cancelado em dezembro do ano passado, por causa de fraudes descobertas durante a Operação Certame no dia da aplicação da prova. Na época várias pessoas foram presas, entre elas um policial militar flagrado vendendo o gabarito. Vale ressaltar que os candidatos que não fizeram a prova que foi cancelada ano passado, estão aptos a fazer a bateria de questões que será aplicada neste domingo.
Desta vez os candidatos terão que cumprir novas regras adotadas para garantir a segurança da realização da bateria de questões. Uma das mudanças é que o candidato só poderá sair, em definitivo, do centro de aplicação após 3h do início da prova.
Outra medida é a proibição de levar qualquer aparelho de telefonia móvel para os centros de aplicação.
Os candidatos classificados nesta primeira fase ainda enfrentarão mais quatro etapas de caráter habilitatório. São elas: exame médico, teste de aptidão física, exame psicológico e investigação social. O resultado final está previsto para ser divulgado até 23 de setembro. O edital do concurso da PM oferta 430 vagas, sendo 400 para o cargo de soldado e 30 para a função de oficial da polícia, com salários que variam de R$2.047,63 a R$3.897,04.