A Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ) divulgou que 105.458 candidatos se inscreveram no concurso público com 6.000 vagas para soldados. Destes, 83.892 são homens e 21.566 mulheres. A concorrência do certame é de, aproximadamente, 17 pessoas por vaga. A seleção foi reaberta em junho deste ano, após ter sido cancelada em janeiro. O novo edital manteve as determinações do lançado em 2013. Do total de oportunidades, 5,4 mil são para homens e 600 para mulheres. A Exatus é a banca organizadora.
articipam candidatos com idade entre 18 e 30 anos, carteira nacional de habilitação, e ensino médio de formação. A altura mínima exigida para candidatos do sexo masculino é de 1,65m, e de 1,60m para candidatas do sexo feminino. Não há vagas para deficientes e 20% das chances são reservadas a negros ou índios.
O concurso será composto por exame intelectual (prova objetiva e de redação), no dia 31 de agosto. Além de avaliação psicológica, exame antropométrico, exame de aptidão física, exames médicos e toxicológicos, investigação social e documental, além do curso de formação.
Cancelamento
Após suspender as inscrições, a PMRJ resolveu cancelar o concurso que ofertou 6 mil vagas para soldados. De acordo com publicação feita no Diário Oficial do estado, a decisão estava de acordo com os artigos 3º e 4º do decreto 43.876/2012, que proíbem a abertura de novo concurso enquanto houver candidato aprovado em seleção anterior, com prazo de validade não expirado ? com ressalva de que a Administração Pública ainda poderá realizar concurso público para cadastro de reserva apenas para o atendimento de eventuais necessidades futuras.