O Itamaraty autorizou a realização de concurso público para 30 vagas de diplomata. A autorização foi publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (6). O cargo exige nível superior de escolaridade em qualquer área.
O Instituto Rio Branco, ligado ao Ministério das Relações Exteriores, fará a publicação do edital do concurso.
O prazo de realização da primeira prova com relação à data de publicação do edital do concurso será reduzido para dois meses, devido à necessidade de que a data de conclusão do concurso seja compatível com o planejamento de atividades do Instituto Rio Branco em 2023.
O concurso será realizado em três fases, todas de caráter eliminatório.
A primeira fase será uma prova objetiva composta de questões de:
língua portuguesa;
história do Brasil;
história mundial;
geografia;
língua inglesa;
política internacional;
economia;
direito
A segunda fase será composta de prova escrita de língua portuguesa e inglesa. Nesta etapa, haverá nota mínima para aprovação.
Já terceira fase do concurso consistirá em uma prova escrita composta de questões de:
história do Brasil;
política internacional;
geografia;
economia;
direito;
língua espanhola
língua francesa
Nessa etapa será estabelecida nota mínima para aprovação no conjunto das provas escritas.
A nomeação dos selecionados dependerá de disponibilidade orçamentária por parte da Secretaria de Orçamento Federal, do Ministério do Planejamento.
Concurso anterior
O Instituto Rio Branco costuma abrir concurso todos os anos para diplomata. No ano passado, foram 34 vagas. O salário foi de R$ 19.199,96. O concurso foi organizado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades).
Fundado em 1946, o Instituto Rio Branco é responsável pela seleção e treinamento dos diplomatas brasileiros, que trabalharão no Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Desde aquele ano, é realizada seleção para o cargo.
O concurso é bastante disputado devido ao alto salário pago, pelo status do cargo e pelo fato de o aprovado ter a possibilidade de morar em vários países, além de aceitar candidatos com nível superior em qualquer área.