O Instituto Rio Branco, ligado ao Ministério das Relações Exteriores, divulgou nesta terça-feira (28) mudança na data da prova objetiva do concurso público para 30 vagas de diplomata. O salário é de R$ 15.005,26. Do total de vagas, 2 são reservadas para pessoas com deficiência e 6 são reservadas para candidatos afrodescendentes. Os candidatos devem ter nível superior em qualquer área.
Os convocados irão ingressar em cargo da classe inicial da carreira de diplomata (terceiro secretário) e deverão se matricular no Curso de Formação, a ser realizado em Brasília.
O concurso terá quatro fases: prova objetiva, constituída de questões de língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, língua inglesa, noções de economia e de noções de direito e direito internacional público; prova escrita de língua portuguesa; provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, língua inglesa, noções de economia e noções de direito e direito internacional público; e prova objetiva de língua espanhola e língua francesa.