O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possui um déficit estimado em 23 mil servidores, segundo a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps). Isso torna ainda mais necessário a realização de concurso público para reforça o quadro de servidores do órgão.
Em maio de 2020, a assessoria do INSS confirmou que, a partir de 2022, esse edital deve começar a ser concretizado.
No momento, o INSS ainda precisará avaliar quais são as suas reais necessidades de pessoal para, só depois, enviar pedido ao Ministério da Economia. Essa avaliação deverá durar cerca de um ano.
Situação atual
O pedido mais recente do órgão foi feito em 2018 e previa o preenchimento de pelo menos 7.888 novas vagas em três cargos estratégicos, que são os de maior carência.
Mas o concurso do INSS somente voltará a ser objeto de análise pela metade de 2021, que é quando se encerrarão os contratos temporários da força-tarefa composta pelos inativos (aposentados e militares da reserva).
No contato com a assessoria de imprensa, obtivemos a informação de que o instituto trabalha com a possibilidade de "até maio de 2021, ter concluído o dimensionamento e planejamento de recursos humanos de médio e longo prazo".
Somente após esse procedimento será possível programar "concursos a partir de 2022, quando acabam os contratos dos temporários".
A assessoria informou ainda que o INSS "não protocolou solicitação de concurso público junto ao Governo Federal em 2020", por estar passando "pela maior transformação de sua história, que findará em novos rumos para a autarquia, com prestação de serviço com mais agilidade, qualidade e segurança".
"Destacamos que, neste momento de transformação, estão sendo realizados profundos estudos no órgão, no sentido de mapear, considerando o novo cenário em que a Casa se encontra, qual a real necessidade de pessoal e suas qualificações para, futuramente, ser apresentado ao governo federal pedido de recomposição da mão de obra, com base na nova realidade do INSS", complementou.
Realmente, uma grande transformação pode acontecer no INSS, até mesmo pelo fato de os servidores efetivos terem criado uma proposta de reestruturação sustentável do Instituto Nacional do Seguro Social chamada de Transforma INSS. Uma carta aberta, inclusive, está disponível no site.