As inscrições para o concurso público destinado ao Ministério da Educação (MEC) serão encerradas às 18h desta segunda-feira, 28 de agosto, pelo Cebraspe. O certame oferece 220 oportunidades para a posição de técnico em assuntos educacionais, com uma remuneração fixa de R$ 6.255,90 e uma carga horária semanal de 40 horas. Os interessados podem se inscrever no site da instituição organizadora.
A taxa de inscrição é de R$ 80 e o cargo exige formação superior em qualquer área do conhecimento em instituição reconhecida pelo MEC. Serão 165 vagas para concorrência geral, 44 para pretos e pardos e 11 para pessoas com deficiência. Quem optar pela concorrência por cota de cor/raça deverá passar pelo processo de heteroidentificação, na qual é feita uma avaliação pessoal, para que a banca avalie se realmente é preto ou pardo.
Caso o concorrente não seja classificado como pertencente ao grupo étnico negro (abrangendo pretos e pardos), terá a possibilidade de continuar disputando as vagas juntamente com os demais inscritos na categoria de concorrência geral. Os profissionais atuando como técnicos em assuntos educacionais têm a responsabilidade de desempenhar tarefas que envolvem atividades pedagógicas, orientação educacional, administração escolar e gestão sanitária, sempre sob a supervisão de um superior hierárquico.
A aplicação das provas será no dia 8 de outubro, em Brasília (DF). O horário ainda não foi informado. Serão duas provas, uma objetiva e outra discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A objetiva terá 50 questões de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. Elas serão corrigidas por meio de processamento eletrônico das folhas de respostas. Cada questão correta somará um ponto.
Será considerado como não aprovado o candidato que obtiver menos de dez pontos na avaliação objetiva de conhecimentos básicos, ou menos de 21 pontos na avaliação objetiva de conhecimentos específicos, e/ou menos de 36 pontos no somatório das duas avaliações. O processo seletivo classificará o dobro de candidatos em relação ao número de vagas disponíveis. Dessa forma, o total de aprovados será de 330 na modalidade de ampla concorrência, 22 na cota destinada a pessoas com deficiência, e 88 entre candidatos autodeclarados negros.
O prazo de validade da seleção é de dois anos, a contar da data final de homologação. Quem for classificado ainda poderá ser convocado neste prazo. Os aprovados serão contratados para trabalhar na sede do MEC na capital federal.
(Com informações da Folhapress - Lucas Monteiro)