SEÇÕES

Foi reprovado em um concurso? Saiba o que fazer para dar a volta por cima

Desistir não resolve. Lembre-se do motivo que fez você escolher o concurso: dificuldades financeiras, falta de perspectiva, busca por segurança e qualidade de vida

Candidato fazendo prova de concurso | Foto: Imagem de Freepik
Siga-nos no

Por Lia Salgado

Só quem já passou por isso sabe qual é a sensação de fazer um concurso com condições de aprovação e, ao conferir o gabarito, descobrir que ficou fora. Ninguém se abala tanto quando sabe que não está preparado. O que realmente dói é ter a certeza de que deu o máximo, fez o melhor e, ainda assim, não foi suficiente.

A primeira reação é pensar: “Nunca vou conseguir”, “vou desistir de vez dessa loucura que é passar em concurso público”. Mas há uma boa notícia: quase todo servidor já passou por isso. Eu também. Cheguei a desistir, mas voltei e passei em 5º lugar no concurso seguinte.

Esse baque só acontece com quem já está realmente preparado e tem consciência de que pode passar. É o cansaço acumulado, a expectativa e, muitas vezes, a vontade de simplesmente parar de estudar.

Desistir não resolve. Lembre-se do motivo que fez você escolher o concurso: dificuldades financeiras, falta de perspectiva, busca por segurança e qualidade de vida. Se parar agora, volta para essa mesma situação. Além disso, houve muito investimento, muitas privações e já existe um grande conhecimento acumulado.

Permita-se viver essa ressaca emocional. A decepção e a sensação de fracasso são naturais, mas fazem parte de todo grande projeto, que é construído em muitos passos.

Tire alguns dias de descanso, procure se divertir e, aos poucos, a força retorna. Ajuste sua rotina de estudos para torná-la equilibrada e sustentável. Concurso é uma maratona: é preciso resistência, bom senso e equilíbrio para chegar até a faixa de chegada.

E lembre-se: você merece essa vaga.

(Com informações do g1)

Tópicos
Carregue mais
Veja Também