A publicação do edital do novo concurso Banco do Brasil (BB) segue em fase de elaboração interna e, mesmo sem a confirmação da data de liberação do documento, o certame segue em pauta.
Devem ser oferecidas 120 vagas para escriturário na área de tecnologia da informação. Para concorrer é exigido ensino médio com formação técnica específica. A remuneração inicial é de R$ 4.036,56, com jornada de 30 horas semanais.
Como benefícios, a instituição oferece participação nos lucros ou resultados; vale-transporte; auxílio-creche; auxílio a filho com deficiência; previdência privada; e possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional.
Ao que tudo indica, conforme informações divulgadas em 2020, o concurso, quando ocorrer, deverá ser feito nos moldes de um programa de trainee, com acompanhamento por parte de monitores. Os interessados poderão optar pelo local de trabalho, uma vez que a instituição estuda a possibilidade de manter um esquema de home office após a pandemia de Covid -19.
Saiba como foi a última seleção
O último concurso Banco do Brasil ocorreu em 2018, para o preenchimento de 60 vagas (sendo 30 imediatas) de escriturários em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Ainda assim, a carência de servidores é grande, inclusive nos Estados contemplados na última seleção, como São Paulo.
Há pelo menos dois anos é aguardada a realização de novo concurso não só para São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, como também para os Estados de Minas Gerais, Amazonas, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Tocantins.
Saiba o que faz um escriturário do Banco do Brasil
Comercialização de produtos e serviços do Banco do Brasil, atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários; redação de correspondências em geral; conferência de relatórios e documentos; controles estatísticos; atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados; execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo, compatíveis com as peculiaridades do Banco do Brasil.