Concurso Unificado: provas começam a ser distribuídas em 3 de agosto

Conforme o MGI, responsável pelo concurso, as provas estão armazenadas em um local seguro, certificado pela Abin

Candidato fazendo prova de concurso | Imagem de Freepik
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

As provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) começarão a ser distribuídas a partir de 3 de agosto até a véspera da aplicação do certame, em 18 de agosto. Mais de 2,1 milhões de candidatos prestarão o concurso em 228 municípios das 27 unidades da federação. 

Conforme o MGI, responsável pelo concurso, as provas estão armazenadas em um local seguro, certificado pela Abin e já utilizado pelo Inep para guardar provas de edições anteriores do Enem.

Os mais de 18,7 mil malotes de provas do concurso estão guardados há cerca de três meses, desde o adiamento devido à emergência no Rio Grande do Sul causada pelas fortes chuvas. A data inicial prevista no edital era 5 de maio.

Logística

A partir de 3 de agosto, os envelopes com as provas serão encaminhados aos armazéns centrais dos Correios em cada estado, onde permanecerão até a véspera da aplicação, em 17 de agosto. Alexandre Retamal, coordenador-geral de Logística do CPNU do MGI, explica que após a chegada das provas nos estados, começa a fase de interiorização, conduzindo-as aos municípios onde serão aplicadas.

“Chegando a essas cidades, as provas ficam armazenadas nos armazéns do Correios locais, em cada polo de aplicação. No dia da aplicação das provas, ocorre o que chamamos de transporte da última milha, quando são feitas as rotas do armazém dos Correios até as escolas onde haverá a aplicação. Ao final da realização do concurso, no próprio dia, as provas serão recolhidas. Inicia-se a logística reversa”, detalha Retamal.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) irá atuar nas rodovias para facilitar esses deslocamentos.

“Saibam que, naquele dia, o que os candidatos têm que fazer é manter a calma e fazer o seu melhor porque o Ministério da Gestão e Inovação também está trabalhando para garantir a segurança e para que os candidatos possam ter a certeza de que a idoneidade e o nosso objetivo da democratização de acesso [ao concurso] são verdadeiros”, ressalta o coordenador.

Segurança

Com o adiamento do exame, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos recolheu todos os 18.757 malotes de prova. No local seguro, os malotes foram checados individualmente por uma equipe de segurança, que confirmou estarem todos intactos, garantiu o MGI.

Desde a elaboração do "Enem dos Concursos", o Ministério da Gestão criou uma rede de segurança para prevenir fraudes, envolvendo a Senasp/MJSP, PF, PRF, Abin, FN e as Secretarias de Segurança Pública estaduais.

No dia da prova, por recomendação da PF, a organização do concurso realizará a coleta de digitais e o exame grafológico de todos os participantes. Este processo visa garantir que o candidato que faz a prova seja o mesmo que tomará posse em janeiro de 2025, em caso de aprovação.

Os candidatos não poderão sair com o caderno de provas e nem fazer anotações no cartão de confirmação, mas, para quem ficar até os 30 minutos finais de cada turno de aplicação das provas, poderá levar a folha com anotações das respostas marcadas.

“Temos trabalhado todas as recomendações que esses órgãos de segurança estão nos trazendo para implantá-las no concurso, aprimorando a nossa logística de aplicação e de segurança para que os candidatos possam fazer a prova com tranquilidade”, adiantou o coordenador do MGI Alexandre Retamal.

Novo cronograma

No novo cronograma completo do Concurso Unificado, o cartão de confirmação de inscrição, com os detalhes sobre os locais de provas, será divulgado em 7 de agosto. O candidato deverá acessar novamente o documento na no mesmo site em que foi feita a inscrição, para checar se o local da prova foi mantido ou alterado.

A partir das 20h do dia 18, deverão ser disponibilizados os cadernos de prova no site. Já no dia 20 de agosto, será divulgado o gabarito preliminar das provas objetivas. Os resultados finais obtidos pelos candidatos nas provas serão conhecidos em 21 de novembro e a previsão de posse nos cargos públicos é janeiro de 2025, com a convocação dos aprovados e para os cursos de formação.

(Com informações da Agência Brasil)

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES