Por Arimatéa Carvalho
Com a aposentadoria de Olavo Rebelo no Tribunal de Contas do Estado (TCE), a deputada federal Rejane Dias (PT) irá para a vaga, após confirmação pela Assembleia Legislativa da indicação que será feita pela governadora Regina Sousa. Olavo assumirá diretoria no Banco do Nordeste.
No lugar de Rejane assume na Câmara dos Deputados o primeiro suplente da federação entre PT, PV e PCdoB, deputado federal Merlong Solano (PT).
Na Agespisa, para onde Merlong indicou Ariane Benigno, irá o deputado estadual Zé Santana (MDB), que tinha preferência anteriormente pela vaga de Olavo no TCE.
E mais: Zé Santana será candidato a deputado federal em 2026 com os apoios diretos de Rejane Dias e do senador eleito e futuro ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT).
O blog apurou que Rejane já sinalizou para prefeitos ligados a ela no Sul do Piauí que eles aguardem orientação sobre o nome que ela irá apoiar em 2026. Esse nome será o de Zé Santana.
Nos bastidores, havia a especulação que a filha de Rejane e W. Dias, Yasmim, poderia ser a candidata no lugar da mãe, mas Yasmim tem mostrado grande desembaraço auxiliando o pai e deve exercer ainda mais poder sobre ele a partir de agora.