Nossa Gente

Coluna dedicada a contar as histórias que fazem nossa comunidade vibrar. Acreditamos que cada pessoa tem uma história única e inspiradora para compartilhar. Desde as personalidades locais que brilham em suas áreas de atuação até as pessoas comuns que, com suas vivências singulares, enriquecem o nosso cotidiano

Lista de Colunas

Conheça o piauiense que vai representar o Brasil no Prêmio Nobel da Ciência Jovem

Motivado por sua preocupação com questões ambientais, o jovem desenvolveu um projeto capaz de detectar contaminação na água

Quando criança, Manoel Nunes, natural de Teresina, Piauí, passava horas desmontando brinquedos e criando novos aparelhos a partir de peças de computadores antigos que seu pai, Ocimam Bonfim, trazia para casa. Essa paixão por entender e reimaginar o funcionamento dos objetos evoluiu com o tempo e foi moldando o rapaz até ele se tornar um jovem inventor. 

Manoel Nunes é promessa da ciência no Piauí  (Foto: Divulgação)

Além de ser um fã declarado de Ayrton Senna, cuja dedicação e habilidade nas pistas o inspiram nas suas invenções, Manoel é conhecido por sua paciência e foco impressionante. 

Hoje, aos 17 anos e cursando o 3º ano do ensino médio, ele se dedica integralmente aos estudos e aos seus projetos científicos, o que o preparou para competir na etapa internacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo com um projeto que pode transformar a vida de muitas pessoas.

Manoel Nunes e o Rover Aquático (Foto: Raíssa Morais)

UM PROJETO REVOLUCIONÁRIO

Motivado por sua preocupação com a contaminação das águas nas comunidades ribeirinhas, Manoel desenvolveu o “Rover Aquático Autônomo”, um dispositivo de baixo custo para monitorar a qualidade da água. 

Rover Aquático em funcionamento (Foto: Divulgação)

Utilizando energia solar e componentes simples, como canos de PVC e peças impressas em 3D, o rover detecta pH, temperatura, turbidez e presença de contaminantes como metais pesados. O equipamento é projetado para enviar alertas automáticos quando detecta alterações na qualidade da água, permitindo uma resposta rápida a problemas de contaminação.

Projeto foi construído com ajuda de impressora 3D (Foto: Raíssa Morais)

RECONHECIMENTO E CONQUISTAS

O projeto de Manoel ganhou destaque após participar de diversas feiras de ciência. Em 2023, ele conquistou a medalha de ouro na Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC), o que proporcionou a ele uma vaga na Feira Internacional de Ciência de Porto Rico, onde também obteve ouro na categoria engenharia e o segundo lugar geral.

Manoel foi premiado em evento científico de Porto Rico (Foto: Divulgação)

A vitória na FEMIC também deu ao jovem a aguardada chance de representar o Brasil na etapa internacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, que ocorrerá em agosto de 2024, em Estocolmo, Suécia. Pouco tempo depois dessa conquista, ele venceu o 19º Prêmio Piauí de Inclusão Social, iniciativa do Grupo Meio que reconhece ações que transformam o mundo.

Manoel Nunes e sua família durante premiação do Grupo Meio (Foto: Raíssa Morais)

COMO AJUDAR MANOEL

Na Suécia, Manoel vai concorrer com jovens de outros 40 países. A competição será realizada online, com a decisão final baseada em uma votação pública, que será divulgada em breve. Para conquistar votos, o estudante Manoel Nunes iniciou uma campanha em suas redes sociais para chamar a atenção das pessoas. 

Manoel Nunes vai representar o Brasil em premiação na Suécia (Foto: Reprodução)

O jovem espera obter mais de 56.000 votos, número mínimo para se destacar na competição. Clique aqui para acessar o instagram de Manoel.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES